segunda-feira, 18 de abril de 2011

Formação Territorial de São Paulo (Capital)

Nesta segunda-feira (18/04), recebi dica de uma colega da USP sobre um documentário  chamado ENTRE RIOS, que trata do planejamento territorial da cidade de São Paulo durante os últimos séculos.


Em cerca de 25 minutos de filme são demonstrados alguns dos processos que  participaram da gênese dos congestionamentos e das enchentes que acometem, frequentemente, a população paulistana.  Como é mostrado, o planejamento da cidade foi resultante de determinadas escolhas políticas que orientaram soluções técnicas duvidosas, para ampliar o aproveitamento dos espaços da cidade. Foram elas que originaram muitos dos problemas que a metrópole enfrenta na atualidade.  Demonstra-los é, dentre outros, o grande mérito do documentário. 


A origem dos alagamentos que provocam tantos danos e sofrimentos aos paulistanos não se encontra nos fenômenos da natureza (chuvas atípicas ou em excesso, como sempre defendem os prefeitos), e sim na opção por um planejamento que se fez, em tempos pretéritos, para organizar a cidade a partir de interesses particulares, em detrimento de um espaço público para todos.

Outras questões também mostradas:
- Uso dos rios e a formação do primeiro núcleo urbano da cidade de São Paulo;
- Planejamento, as técnicas e interesses econômicos na ocupação das várzeas dos rios;
- O embate entre Saturnino de Brito e Prestes Maia na configuração das estruturas da cidade de São Paulo;
- Mecanismos da especulação imobiliária.

Disponibilizo aqui o link do documentário para quem se interessar:


Para quem vive em São Paulo, ou tem interesse pelos processos históricos e geográficos que resultaram na cidade atual, vale a pena ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário